segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Trabalho de Campo










11 comentários:

Anônimo disse...

Na primeira foto estamos mostrando como a ETE faz para a redusao de
gas carbonico na atmosfera...

Anônimo disse...

Quais são as relações que existem entre "Plano Diretor e Estatuto da Cidade" e a questão da "Água"?

Anônimo disse...

A foto número 9, mostra o exato lugar onde o ribeirão Bom Jardim deságua no rio Uberabinha, e ele se chama Foz. Quando eu vi aquele local, com algumas cascatas e pedras, comecei a pensar que era dali que vinha a água que abastecia as casas de uma boa parte da população uberlandense, e aquela com certeza era uma água de boa qualidade, pois era bem limpinha, tanto que dava pra ver o fundo do rio! A mata ciliar em volta do rio não estava destruída, o que é bom para ele pois ajuda a preservá-lo sempre, deixando a água com uma boa qualidade.

De tudo o que você leu, o que pensa sobre esse assunto?

Ass: Sarah

Unknown disse...

A foto número 11, mostra o tubo pelo qual a água percorre para poder chegar até nossas casas! Nele são percorridos aproximadamente 90 milhões de litros de água por dia. Mais antes de ir para as nossas casas a água que sai de uma estação vai até a Captação Bom Jardim, que lá irá limpar melhor a água, para assim podermos consumir. Obs: por dia cada pessoa consome aproximadamente 120 litros de água.

De tudo o que você leu, o que pensa sobre esse assunto?

Ass: Mariana

Anônimo disse...

A FOTO NUMERO 4 MOSTRA A 1º ETAPA ONDE ESTAO GRADES PEQUENAS QUE NELAS FICÃO VARIOS OBJETOS. JA TEVE CASO QUE ELES ATE EMCONTRARAO ANIMAIS MORTOS. ASS: LAUANDER

Anônimo disse...

Nas fotos vemos como a água chega até a Eta Bom Jardim, como é tratada, chega na nossa casa e é ultilizada, e antes de voltar para o rio recebe um novo tratamento, feito na ETE
Após receber o tratamento certo e ficar mais limpa, volta ao rio para ser reutilizada

Anônimo disse...

A Água antes do uso.

O tema do meu grupo do Viver Uberlândia foi: água antes e depois da captação, tratamento e distribuição da água. Nele discutimos muito, levantamos sugestões, perguntas, críticas, e visitamos a estação de captação própria ETA Bom Jardim e a ETE Ipanema.
Conhecemos tudo bem de perto as "fases" do tratamento da água: floculação, decantação, filtração, cloração. Nessas 4 etapas a água é tratada para que chegue a nossa casa.
Na, floculação é quando a água recebe uma substância chamada sulfato de alimínio.
Vimos lá, a decantação, que os flocos de sujeira ficam mais pesados e por isso caem na água.
Conhecemos também a filtração, que os eliminam os pequenos flocos de sujeira que não ficaram na decantação. Nessa parte as sujeiras vão sendo removidas, deixando a água limpa.
Depois destas 3 etapas, ainda não está pronto, pois temos que garantir que a água está totalmente limpa para ser usada.
E o último processo é a cloração, que é adicíonado o cloro na água para eliminar os microorganismos, e ficar pronta para o uso.

Anônimo disse...

A água antes e depois do tratamento.

No inicio do ciclo, a água é captada do ribeirão Bom Jardim, chega às estações, onde é tratada com fluor, cloro e outras substâncias. Depois desse processo a água chega às nossas casas, já limpa e com cloro.
Na nossa cidade de Uberlândia há muito desperdício, isso ocorre, pois, a água de Uberlândia além de ser barata é de qualidade, portanto as pessoas usam e abusam... demoram no chuveiro...deixam a mangueira ligada... enfim o uberlandense merece que a sua água aumente. Então, nós vamos realmente começar a dar valor a ela.

Anônimo disse...

Na foto número 15, mostra os instrutores do Bom Jardim explicando o funcionamento do local como: o tubo que leva a água até nossas casas, o local exato no rio Uberabinha onde deságua o ribeirão Bom Jardim, e também falando algumas precauções para que os alunos não perdessem seus objetos e para que eles tivessem cuidado de não deixar as suas coisas caírem no ribeirão.
Para tratar a água é um processo bem difícil então os instrutores nos explicaram muitas coisas...
Em você, leitor, o que pensa quando vê a figura e o comentário?!?!?!

Como sabemos, a água é muito importante para todos nós, e também sabemos que seu processo de limpeza e tratamento é difícil e demorado... Então o que custa para nós economizamos um pouco no banho, na limpeza da casa, das louças, e assim atrasarmos a escassez da água e darmos menos trabalho para a ETE.

Aprendemos tanto nesse período de trabalho, por isso quero perguntar a você: Por que não começar a fazer a sua parte e ajudar-nos a conscientizar as outras pessoas a fazerem a sua parte? É bom pensar nessas questões, pois no futuro isso irá te ajudar MUITO!

Anônimo disse...

Com o trabalho de campo que fizemos podemos constatar o processo de tratamento da água e do esgoto antes e depois de ser tratada. Algo que mais me chamou atenção na ETA Bom Jardim foi que a nossa água já esta bem "limpa" ou seja ela e boa ; uma das coisas que eu queria que as pessoas soubessem como utilizar essa água o cuidado ao jogar entulhos lixos em rios o desperdício. Não é apenas porque nos temos uma grande parte de água que podemos desperdiçar. VOCÊ AI NÂO ACHA ISSO TUDO SERTO ENTAO FASSA JA A SUA PARTE.

Sobre a ETE eu achei muito interessante todos os processos para deixar a água limpa, queria que você leitor soubesse o que eles encontram nos esgotos (latinhas sacos garrafas plásticas, JA OUVE UM CASO QUE ENCONTRARAM CADAVERS) você já observou quando possa perto de um esgoto e esta fedendo demais então e isso que acontece quando você não ajuda ao MEIO AMBIENTE.

Percebi que o processo de tratamento é muito rigoroso, pois a nossa água passa por vários processo de purificação até chegar em nossas casas, quanto ao esgoto o custo que temos para “ tentar “ manter nossa cidade e rios limpos é muito carro, se houvesse uma conscientização maior das pessoas quanto a preservação ambiental poderíamos reverter parte desde dinheiro em melhorias para nossa cidade.

\VOCE ACABOU DE LER ESTE COMENTARIO ENTAO FASSA LOGO SUA PARTE VOCÊ NÃO VAI GOSTAR DE BEBER UMA ÁGUA CONTAMINADA? ENTAO COMECE AGORA MESMO OQUE ESTA ESPERANDO/

Anônimo disse...

Esse ano, no projeto viver Uberlândia, trabalhamos com o tema "Água: Captação, tratamento e distribuição antes e depois do uso". Fizemos várias discussões, reflexões e visitas para conhecer melhor esses processos.
Para estudar melhor isso, vimos de perto cada uma das etapas que a água passa para ser consumida por nós, e ela demora tanto, e dá tanto trabalho, para chegar em nossa casa e ser disperdiçada dessa maneira. Por isso, na minha opinião, a água devia ser mais cara, para não ser tão disperdiçada, pois, um dia ela vai acabar.
A água bruta que é captada dos mananciais e para se tornar potável, passa por 5 processos: floculação, decantação, filtração, cloração e fluoretação. Em seguida, ela passa por canos, e segue para a nossa casa.
Depois de usada em nossa casa, a água que já está bem suja, vai para a ETE, (Estação de Tratamento de Esgoto) onde passa por vários processos de purificação, para se tornar limpa novamente, e ser jogada no rio, pois a cidade optou por não usar o esgoto depois de tratado.
A água que consumimos no nosso dia-a-dia é bem barata, pois quando ela é captada dos rios e córregos, ela é bem limpinha, ou seja, de boa qualidade e por isso não é muito difícil de ser tratada.
Além de desperdiçar muito a nossa água, nós também jogamos muito lixo nela, pois no gradeamento (um processo pelo qual o esgoto passa) são encontrados saquinhos plásticos, latinhas, garrafas pet, e até cadáveres.
A água potável do mundo está acabando! Pense nisso! Você gostaria de beber uma água suja ou até mesmo não tê-la para beber?
Se você leu este comentário, reflita sobre ele, e concientize mais pessoas sobre o assunto. Todos podem ajudar fazendo sua parte!
Comente também!!!

Ass: Sarah